Os pilares da educação
A educação pode ser resumida em quatro pilares, quais sejam: aprender a aprender; aprender a fazer; aprender a viver juntos e aprender a ser. São através desses pilares no qual se propõe uma educação direcionada ao desenvolvimento do aluno.
O ensino que conhecemos hoje em dia perdura principalmente em aprender e conhecer, não tendo tanta relevância do aprender a fazer. As aprendizagens, somente através da compreensão e raciocínio, não podem ser consideradas completas, pois sem os outros domínios da aprendizagem, como a forma de executar, não se torna tão eficaz.
É necessário tornar prazeroso o ato de compreender, descobrir e construir o conhecimento para que não seja passageiro, que se mantenha através do tempo, que valorize a autonomia e a atenção, permanentemente. Precisamos cada vez mais na educação de uma resposta quantitativa a necessidade de aprendizagem.
Aprender a aprender: é a oportunidade de o professor passar para o estudante o desejo de desenvolvê-los, para que tenham a vontade de aprender, de querer saber mais e melhor. Pretende-se despertar em cada aluno a sede de conhecimento, a capacidade de aprender cada vez melhor.
Aprender a fazer: não basta ter somente o conhecimento de livros é necessário aprender pela questão da formação profissional. Ou seja, é como ensinar ao aluno a pôr em prática os seus conhecimentos.
Aprender a viver juntos: na escola é que os alunos terão a oportunidade de aprenderem a conviver com pessoas diferentes. Faz parte da educação, o convívio e a liberdade de expressão, devendo as pessoas demonstrar gentileza e sinceridade no tratamento com os colegas para resolver conflitos de forma branda perante a sociedade.
Aprender a ser: a educação deve contribuir para o desenvolvimento total da pessoa, tanto espiritual como físico, tendo cada um seus próprios pensamentos autônomos e críticos. Devendo a educação deve