Os parâmetros curriculares
O trabalho que aqui apresentamos sobre os parâmetros curriculares nacionais constituem um referencial de qualidade para a educação no ensino fundamental em todo o País. Sua função é orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional, socializando discussões, pesquisas e recomendações, subsidiando a participação de técnicos e professores brasileiros, principalmente daqueles que se encontram mais isolados, com menor contato com a produção pedagógica atual.
Por sua natureza aberta, configuram uma proposta flexível, a ser concretizada nas decisões regionais e locais sobre currículos e sobre programas de transformação da realidade educacional empreendidos pelas autoridades governamentais, pelas escolas e pelos professores. Não configuram, portanto, um modelo curricular homogêneo e impositivo, que se sobreporia à competência político-executiva dos estados e municípios, a diversidade sociocultural das diferentes regiões dos paises ou a autonomia de professores e equipes pedagógicas.
Os Parâmetros Curriculares
Os parâmetros curriculares nacionais – PCN são referências de qualidade, para os Ensinos Fundamental e Médio do país, elaboradas pelo governo Federal. O objetivo é proporcionar subsídios a elaboração do currículo, tenho em vista um projeto pedagógico em função da cidadania do aluno e uma escola em que se aprende mais e melhor.
Os parâmetros curriculares nacionais constituem um referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental em todo o país. Sua função é orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional, socializando discussões, pesquisas e recomendações, subsidiando a participação de técnicos e professores brasileiros, principalmente daqueles que se encontram mais isolados, com menor contato com a produção pedagógica atual.
A busca da qualidade impõe a necessidade de investimentos em diferentes, como a formação inicial e continuada de professores, uma política de salários dignos, um