Os Panteras Negras - 10 mandamentos
Plataforma e Programa em dez pontos
Outubro de 1966
O QUE QUEREMOS
EM QUE ACREDITAMOS
1. QUEREMOS liberdade. Queremos ter poder para determinar o destino da nos Comunidade Negra.
ACREDITAMOS que as pessoas negras nunca serão livres enquanto não forem capazes de determinar o seu destino.
2. QUEREMOS emprego para o nosso povo.
ACREDITAMOS que o governo federal tem a responsabilidade e é obrigado a dar a cada pessoa emprego ou a garantir um subsídio. Acreditamos que se os homens de negócio americanos brancos não derem emprego, os meios de produção deverão então ser-lhes retirados e entregues à comunidade, para que assim as pessoas da comunidade possam organizar e empregar todas as suas pessoas e dar-lhe um alto padrão de vida.
3. QUEREMOS um término ao roubo da nossa Comunidade Negra pelos CAPITALISTAS.
ACREDITAMOS que este governo racista nos roubou e estamos agora a exigir a dívida atrasada de 15 hectares e de duas mulas. Há 100 anos atrás, 15 hectares e duas mulas foi a promessa feita como retribuição pelo trabalho escravo e o assassínio em massa dos negros. Aceitamos o pagamento em moeda, que será distribuído pelas nossas várias comunidades. Neste momento, os alemães encontram-se a ajudar os judeus em Israel devido ao genocídio do povo judeu. Os alemães mataram seis milhões de judeus. A América racista tomou parte na chacina de cinquenta milhões de negros; por isso, sentimos que esta nossa exigência é modesta.
4. QUEREMOS uma habitação decente, digna de abrigar seres humanos.
ACREDITAMOS que se os senhorios não derem uma habitação decente à nossa comunidade negra, então a habitação e a terra deverão ser transformadas em cooperativas para que, com o apoio do governo, a nossa comunidade possa construir habitações decentes para o nosso povo.
5. QUEREMOS educação para o nosso povo que exponha a natureza verdadeiramente decadente da sociedade Americana. Queremos uma educação que nos ensine a nossa verdadeira