OS PAISES QUE FAZEM PARTE DOS GRANDES LAGOS
Os Grandes Lagos Africanos são um conjunto de lagos de origem tectónica, localizados na África oriental, que incluem alguns dos lagos mais profundos do mjhvkv .bçuim jkl jkçbiñ kl,l~iundo. A maior parte destes lagos foi formada há cerca de 35 milhões de anos no Vale do Rift Ocidental, um dos ramos desta formação geológica que abrange a Etiópia, Quénia, Tanzânia, Uganda, Ruanda, Burundi, República Democrática do Congo, Malawi e Moçambique.
São os seguintes os Grandes Lagos Africanos (de sul para norte):
Lago Niassa, partilhado por Moçambique, Malawi e Tanzânia;
Lago Tanganica, que faz a fronteira entre a República Democrática do Congo, a Tanzânia e o Burundi;
Lago Kivu, que separa o Ruanda e República Democrática do Congo;
Lago Eduardo e Lago Alberto, que separam o Uganda da República Democrática do Congo;
Lago Vitória, que é o maior de todos, encontra-se entre os dois ramos (oriental e ocidental) do Vale do Rift e é partilhado pelo Quénia, Uganda e Tanzânia; e
Lago Turkana (antigo Lago Rodolfo), partilhado mais de 90% no Quénia e o restante ao sul da Etiópia, que o único grande lago africano no ramo oriental do Vale do Rift.
Os lagos Vitória, Alberto e Eduardo vertem suas águas no Rio Nilo Branco. O lago Tanganica e o lago Kivu desaguam no Rio Congo, enquanto que o lago Niassa deságua no Rio Zambeze. O lago Turkana (Rudolfo) é endorreico.
O Desenvolvimento Econômico e a Integração Regional é um pilar fundamental da missão da Conferência (Programa de Ação Regional): a harmonização das políticas, as Infraestruturas comuns (Corredor Norte, autoestrada Trans África Quênia - Nigéria, Corredor Lobito, Corredor Sul), a cooperação multi-setorial, a Segurança Alimentaria, a luta contra a exploração ilegal dos recursos naturais...
A sede da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos está no Burundi (Bujumbura).
Os países membros da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos são: Angola, o Burundi,