Atmosfera
CURSO DE QUÍMICA INDUSTRIAL
ATMOSFERA
Adriano Cenci
Amanda Gräff
Anderson dos Santos
Diego Mistura
Everton Maciel
Lajeado, junho de 2012.
Principais Composições e Poluentes da Atmosfera
Relatório apresentado na disciplina de Química Ambiental, do Curso de Química Industrial, do Centro Universitário UNIVATES, como critério parcial para aprovação no semestre.
Professor: Luís Felipe Silva Oliveira
Lajeado, junho de 2012
A ATMOSFERA
A atmosfera é uma camada relativamente fina de gases e material particulado (aerossóis) que envolve a Terra. Esta camada é essencial para a vida e o funcionamento ordenado dos processos físicos e biológicos sobre a Terra. A atmosfera protege os organismos da exposição a níveis arriscados de radiação ultravioleta, contém os gases necessários para os processos vitais de respiração celular e fotossíntese e fornece a água necessária para a vida.
É formado por uma mistura de vários compostos químicos, principalmente por nitrogênio e oxigênio. Em menores quantidades é também formado por gás carbônico (CO2), gás metano (CH4), óxido nitroso (N20) e vapor d'água. Por fim, fazem parte dessa mistura, em pequenas quantidades (aproximadamente 1% do total), os gases nobres (hélio, criptônio, xenônio, argônio e neônio), além de micróbios e impurezas.
A atmosfera é constituída de cinco camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.
A troposfera é a camada mais próxima da crosta terrestre. Esta camada tem aproximadamente oitenta por cento do peso atmosférico, ou seja, é onde o ar está mais concentrado. É ao longo dos seus aproximadamente 12 km de espessura onde ocorrem quase todos os fenômenos meteorológicos.
A estratosfera aparece uma grande concentração de ozônio, um composto formado por átomos de