Animais Pseudocelomados
Os vertebrados e invertebrados mais complexos têm um celoma verdadeiro, ou uma cavidade peritoneal, que é formado no mesoderma durante o desenvolvimento embrionário e é, portanto, revestido por uma camada de epitélio mesodérmico, o peritônio. Os filos de pseudocelomados têm uma pseudocele ao invés de um celoma verdadeiro. A pseudocele é derivada da blastocele embrionária ao invés de ser uma cavidade secundária dentro do mesoderma. Ela consiste em um espaço entre o intestino e os componentes mesodérmicos e ectodérmicos da parede do corpo e não é revestida por peritônio.
Nove grupos distintos de animais pertencem à categoria de pseudocelomados: Rotifera, Gastrotricha, Kinorhyncha, Nematoda, Nematomorpha, Loricifera, Priapulida, Acanthocephala e Entoprocta. Jáque os cinco primeiro grupos têm certas semelhanças, eles foram antigamente considerados como classes em um filo chamado Aschelminthes (Gr. Askos, bexiga, + helmins, verme). Porém, eles diferem tanto que suas relações filogenéticas são altamente discutíveis, e são agora considerados como filos separados. Alguns agrupam os cinco como filos individuais em um superfilo Aschelminthes. Os Entoprocta foram às vezes agrupados com os Ectoprota e, conjuntamente, denominados Bryozoa (animais-musgos). Porém, devido aos ectoproctos terem um celoma verdadeiro, eles são normalmente considerados coo um filo separado, e o termo “briozoários” é atualmente considerado como excluindo os entoproctos.
De qualquer maneira que sejam classificados, os pseudocelomados constituem um grupo heterogêneo de animais. A maioria deles é pequena; alguns são microscópicos; alguns são bastante grandes. Alguns, tais como os nemátodes, são encntrados em hábitats de água doce, marinhos, terrestres e parasitários; outros, tais como Acanthocephala, são estritamente parasitas. Alguns têm características únicas, como o sistema lacunar de acantocéfalos ou a coroa ciliada de rotíferos.
Até mesmo em um grupamento tão