Os níveis da administração
a) Alta administração: esta estabelece os objetivos (que serão desmembrados em metas) e os repassam aos níveis hierárquicos mais baixos, até os níveis operacionais da organização. A alta administração encontra-se no topo da pirâmide administrativa representada pelos presidentes, vice e diretores.
b) Média administração: é conhecida como gerência de departamento, ou gerência de setor. Ela é responsável pela direção e coordenação das atividades dos administradores de primeiro nível e outras pessoas não-gerentes, como serventes, recepcionistas e assistentes administrativos.
c) Administração operacional: é diretamente responsável pela produção de bens ou serviços. Ela é constituída de gerentes de vendas, chefes de seção ou supervisores de produção. Este nível de administração é a ligação entre a produção ou operações de cada departamento e o resto da organização. Além desses três níveis administrativos tem-se o pessoal não administrativo que são os trabalhadores de linha de frente que não têm posição gerencial. Eles são responsáveis pela execução de tarefas básicas decorrentes da divisão do trabalho nas organizações. Outra maneira de classificar os níveis administrativos é:
a) Estratégico: alta administração, pois determina os objetivos de longo prazo e a direção para a organização como um todo;
b) Tático: média administração, pois coordena e decide que produtos ou serviços serão produzidos;
c) Operacional: supervisão, pois coordena a execução das tarefas de todo pessoal