Os negros e índios na formação da sociedade brasileira
417 palavras
2 páginas
Quando o Brasil foi descoberto, os indígenas já viviam aqui em seus grupos étnicos com semelhanças e diferenças culturais. Comparado aos europeus, viviam de forma primitiva, pois não conheciam a escrita, sobreviviam da caça e pesca e agricultura. Após a conclusão de que não haveria progresso com os índios, pela resistência que ofereciam, optaram em trazer os negros africanos, também acostumados com a vida em aldeias e grupos. Navios negreiros chegaram ao Brasil. Os negros foram acorrentados e obrigados a viver sob o açoite do chicote. Afastavam os filhos de suas mães, mulheres que eram muitas vezes violentadas pelos senhores e usadas nos trabalhos domésticos. Os dois povos foram obrigados a deixar seus costumes e cultura. Submetidos às vontades alheias. Os índios por terem sido catequizados pelos jesuítas e os negros quando saíram à força de seu continente para serem mercadorias, vendidos de forma desumana e cruel. Por serem negros, por muitos anos após a abolição, foram proibidos de entrar nas igrejas. A realidade se mostrou cruel com muitos deles. Sem moradia, condições econômicas e assistência do Estado. Muitos não conseguiam empregos e sofriam preconceito e discriminação racial. Os índios perderam grande parte de seus territórios e até hoje são envolvidos em disputas e conflitos por terras que são suas por direito. Além de terem sidos expostos a doenças, muitas vezes se envolvendo com drogas ilícitas e álcool, colocando a vida em risco. Alguns até hoje são brutalmente assassinados, queimados em áreas urbanas, por puro preconceito.
Índios e negros contribuíram para a formação do povo brasileiro e sua influência cultural é de grande importância. Música, artes, danças, literatura, alimentação, religiosidade, costumes, esportes, etc.
Hoje em dia, ainda são submetidos ao preconceito e discriminação. A maioria da população não conhece a história de cada um desses povos e os julgam de maneira estereotipada, pejorativa. Para muitos leigos, o índio é preguiçoso,