Os Movimetos sociais na Amazônia
Amazônia
Componentes
.
.
.
.
.
.
• Antônio José
• Flavian Aquino
• Stephany Amorim
• Vanessa Julia
Os Movimentos Socias na Amazônia e o
Desenvolvimento Sustentável
A Amazônia é uma região que apresenta enorme diversidade de grupos sociais, com culturas específicas. Diante dos problemas ocasionados pelo tipo de desenvolvimento que se estabeleceu na região, as populações locais se organizaram em busca de conquistas sociais.
Esses grupos expressão identidades próprias , originadas em diferentes situações: relativas a problemas sociais ou étnicos.
Esses movimentos representam uma nova perspectiva para as pessoas que viviam de favores das classes dominantes e que vem da organização social uma possibilidade de superar as dificuldades e as condições estabelecidas.
Movimento dos povos quilombolas e indígenas
Os índios lutavam pelas
Reservas Indígenas; e os quilombolas pela conquista de identidade. Esses movimentos representam uma nova perspectiva para as pessoas que viviam de favores das classes dominantes e que vem da organização social uma possibilidade de superar as dificuldades e as condições estabelecidas.
Assim, para que haja uma consideração maior com as terras originalmente ocupadas pelos autóctones, faz-se necessária a demarcação desses espaços, que consiste em fixar os limites dos territórios utilizado pelos índios desde os primórdios. Ela é coordenada pela FUNAI, que conta com vários tipos de profissionais
(antropólogos, sociólogos, advogados, entre outros) para a coordenação dessas atividades
O que é uma RESEX?
Reserva Extrativista (RESEx) é uma área utilizada por populações tradicionais, que dependem do extrativismo para sobreviver,e da agricultura de subsistência e na criação de animais de pequeno porte.
As RESEX tem como objetivos básicos proteger os meios da vida e a cultura dessas populações, e garantir o uso sustentável dos recursos naturais da unidade. As áreas particulares incluídas em seus limites devem ser