OS MOVIMENTOS SOCIAIS NA SOCIEDADE
SOCIAIS NA SOCIEDADE
O Capitalismo trouxe consigo uma série de questões sociais que afetam a vida da sociedade até a atualidade. Questões que através de suas inúmeras expressões, fazem com que os indivíduos vivam marginalizados, sendo submetidos á condições indignas de sobrevivência, em situação constante de risco e vulnerabilidade. Dessas questões sociais conflitantes, a sociedade civil entende que a organização é o principal instrumento para que possa estar se livrando dessas situações.
As manifestações e movimentos sociais são os resultados dessa organização na luta por dias melhores dentro da sociedade.
Originam-se em especial dentro do contexto das questões sociais, pois é na busca por sua solução, que a sociedade entende que o cidadão sozinho é fraco, mas ao somar esforços podem exercer a pressão necessária para que as suas necessidades possam ser atendidas.
Os movimentos sociais são fundamentais para que a sociedade possa estar discutindo com os governantes e com a elite aquilo que lhe faz mal. É verdadeiramente, a forma de ter voz ativa, uma vez que o sistema impede a participação da sociedade nas tomadas de decisões.
Os movimentos sociais evoluem à medida que a sociedade evolui. As questões sociais podem se agravar ou serem sanadas. A sociedade aprendeu a se movimentar diante de suas necessidades. Percebeu que a verdadeira força estar na somada das forças, através da concretização das políticas sociais criadas para diminuir as desigualdades sociais que fazem parte de nosso contexto.
O importante é que eles estão sempre presentes em nosso meio, mesmo que de forma fragilizada, mas mostrando que a sociedade não se acalenta mediante as formas de exploração que se fazem presente. A inquietude social é o principal caminho para que as questões sociais possam estar sendo sanadas de forma definitiva de nosso meio.
Os movimentos sociais são indispensáveis dentro desse contexto, o que minimiza as tensões sociais existentes, e resulta na