dasafio profissional
Foi e ainda é cada vez mais necessária a reflexão sobre os problemas e desafios globais que tem feito parte de nossa sociedade nas últimas décadas. Os modelos de consumo, produção e desenvolvimento escolhidos por nós desde a revolução industrial tem desencadeado uma série de desigualdades sociais e danos ao meio ambiente.
O Desenvolvimento Sustentável está fundamentado em três dimensões: a econômica, a ambiental e a social, que consistem nos pilares da sustentabilidade.
Para Elkington (2011), a ideia central é que as organizações avaliem o sucesso não somente com base no desempenho financeiro, geralmente expresso em termos de lucro, retorno sobre o investimento ou valor para os acionistas. É necessário avaliar também o impacto sobre a economia mais ampla, sobre o meio ambiente e sobre a sociedade em que a empresa atua. Quando se fala de sustentabilidade na Construção constata-se que não basta ter foco apenas nas construtoras. Isto porque os impactos do setor começam antes mesmo da produção de qualquer material e se estendem até o fim da vida útil do empreendimento.
A Cadeia Produtiva da Construção consiste em: O termo cadeia produtiva da construção envolve todos os elos desse complexo processo produtivo. Ela é composta pelas construtoras, incorporadoras e prestadoras de serviços auxiliares da construção, que realizam obras e edificações; por vários segmentos da indústria, os que produzem materiais de construção; por segmentos do comércio varejista e atacadista; e por várias atividades de prestação de serviços, tais como serviços técnico-profissionais, financeiros e seguros. A indústria da Construção Civil é o núcleo dentro da cadeia produtiva. Isso ocorre não só pela sua elevada participação no valor da produção e do emprego gerados em toda a cadeia, mas também por ser o destino da produção dos demais segmentos envolvidos. Dessa maneira, a indústria da Construção Civil determina, em grande medida, o nível de atividade de