Os Movimentos Abolicionistas
O movimento abolicionista é definido como um movimento político e social que defendeu os negros(escravos).O abolicionismo contou com participação de vários segmentos sociais como, por exemplo, políticos, advogados, médicos, jornalistas, artistas, estudantes, etc.
A escravidão teve início com a vinda dos africanos, trazidos pelos portugueses para trabalharem na produção de açúcar e café sob o regime escravo.
Porém, nem todos os países concordavam com a escravidão, pois para os países que já eram industrializados como a Inglaterra, interessava que os trabalhadores fossem remunerados, pois o trabalhador teria que se sustentar com seu próprio salário e acabaria “devolvendo” o dinheiro que ganhava. Desta forma era mais lucrativo para o estado ter trabalhadores do que escravos.
No início do século XIX,a corte Britânica já pressionava a coroa portuguesa para a abolição da escravatura no território brasileiro. Entretanto esse ato ia contra ao comércio cafeeiro da elite na época e por isso não foi aprovada. Somente após 1863,com o fim da escravidão nos EUA,pela autorização de Abraham Lincoln, os movimentos abolicionistas se fortaleceram cada vez mais em nosso país.
Como colônia de Portugal, o Brasil recebeu a abolição da mesma forma que em Portugal, porém após a Conjuração Baiana(1798) resolveram tirar a condição de escravos aos que já os pertenciam, e aos que se tornassem, que continuassem escravos, dessa forma com uma “abolição” mascarada.
No ano de 1880,Joaquim Nabuco e José Patrocínio criaram no Rio de Janeiro, o movimento “A sociedade brasileira contra a escravidão, para que o processo se acelerasse contaram com a ajuda do jornal “O Abolucionista,de Nabuco e a “Revista Ilustrada”, de Ângelo Agostini, e foram canais de comunicações muito importantes para mostrar para as pessoas que os métodos escravocratas eram prejudiciais para o Estado e a humanidade.
Alguns ativistas chegavam a organizar secretamente fugas de escravos em quilombos do