O ASTERÓIDE E O MOVIMENTO ABOLICIONISTA
1. INTRODUÇÃO
A província da Bahia era no século XIX uma das mais prósperas do país. Nesse período, Vila de Nossa Senhora da Cachoeira se destaca como grande fornecedora de alimentos para os mercados urbanos e regiões. Essa Vila foi fundada em 1595 por Paulo Dias Adorno1.Cachoeira está localizada no Recôncavo Baiano a 120 km da capital, região de solo fértil, terras úmidas, que contorna a Baía de Todos os Santos, no qual está concentrada a atividade econômica mais importante do século XIX2.
A principal atividade econômica da cidade é a agricultura em que se destaca o cultivo da cana-de-açúcar e também do fumo. Essa cultura foi introduzida na cidade em 1769, através do Governador da Bahia D. José da Cunha de Athaide e Melo, tornando-se a grande produtora de fumo do Recôncavo3.
A lavoura do fumo possibilitou o surgimento de diversas fábricas na cidade, denominadas “enrolas de fumo de corda”. A produção obtida era destinada à exportação, porém o fumo que não fosse aprovado no controle de qualidade pela “Mesa de Inspeção”, era vendido no mercado interno. O tabaco era um produto tão valioso quanto à cana-de-açúcar, dessa forma era vendido no mercado europeu, mas também era utilizado como moeda de troca de escravos na África. No entanto, era uma cultura que causava grande desgaste ao solo, assim, para minimizar essa situação os lavradores diversificava a produção com a introdução de novos produtos como: milho, feijão, farinha de mandioca e outros produtos alimentícios que contribuíam para o abastecimento de Salvador e demais regiões.
Percebe-se que a economia escravista de exportação fomentou o desenvolvimento no Recôncavo de um mercado urbano e rural significativo, visto que, as relações complementares de exportação permitiram o crescimento extensivo do mercado interno, o que evidencia uma dinâmica na economia como um todo4.
Nos últimos anos do século XIX, o Recôncavo Baiano era a região mais