Os modelos de aprendizagem
A aprendizagem como muitas coisas, pode ser dividida em categorias ou modelos.
O psicólogo Hintzman, 1978 distingue dois tipos gerais de aprendizagem.
-cognitivo-perceptual
-aprendizagem comportamental
Aprendizagem cognitivo percentual
A aprendizagem cognitivo-perceptual inclui uma variedade de processos de aprendizagem que dependem das operações mentais.
Exemplo da aprendizagem cognitivo-perceptual
Ao observar mos uma flor desabrochada, formamos a sua imagem.
Enfrentamos problemas difíceis e conseguimos resolver.
Os behavioristas na aprendizagem
Os behavioristas dominaram a psicologia durante cerca de 30 anos. Eram contrários a investigação de inventos mentais. Eles enfatizavam o comportamento observável. Ao estudar o comportamento, eles se concentravam nos eventos ambientais e nas respostas. Trabalhavam com animais excepto humanos. A aprendizagem comportamental, refere-se essencialmente a maneira pela qual os organismos adaptam-se a seu meio ambiente.
A pesquisa da aprendizagem comportamental não parou em 1960 e a classe psicólogos que não esta para desaparecer, muitos investidores ainda se concentram na aprendizagem comportamental. E comum aplicar descobertas de aprendizagem animal a problemas humanos.
Apartar da década de 1960, reavivou-se o interesse em todos os tipos de processos mentais e muitos psicólogos voltaram-se ao estudo da aprendizagem do tipo intelectual ou cognitivo-perceptual com resultado dessas tendências históricas.
Condicionamento clássico ou condicionamento respondente e o processo que descreve a génese e a modificação de alguns comportamentos com base nos efeitos do binómio estimulo resposta sobre o sistema nervoso central dos seres vivos.
A origem do condicionamento clássico
Um reflexo e una sequência estimulo -resposta e tem a função de manter o bom funcionamento biológico garantindo sobre vivencia e reprodução.
Encontramos reflexos em todos os sistemas orgânicos, nervosos, endócrino muscular,