Os meios de comunicação
Disciplina: Sociologia da Educação
Curso: Informática (Licenciatura)
Professora Tutora: Márcio Giusti Trevisol
Acadêmico: Gabriela Garcia de Mattos
Os meios de comunicação
Durante o século XVIII,a razão foi vista como mecanismo de libertação do homem.Somente pela razão o homem se libertava da ignorância, importa pela ideologia nos mitos e na religião.
Adorno e Horkheimer desenvolveram a técnica racionalista, chamada de Indústria Cultural, onde conferem ao Termo Indústria Cultural a mercantilizarão da cultura na sociedade Capitalista.
Para conquistar seu objetivo a sociedade Capitalista tem a seu favor o domínio da consciência da sociedade de massa, que se relacionam com a Indústria Cultural através do cinema,rádio,Televisão, imprensa e internet.
A Indústria Cultural é conhecida como os meios de comunicação, que geram lucros por ditarem gostos e comportamentos e por serem mais acessíveis as massas.
Exercem um grande poder sobre a consciência da sociedade, que de acordo com Adorno e Horkheimer essa formação pode ser entendida criticamente como semiformação, levando as massas a terem uma falsa consciência.
Os Meios de Comunicação se infiltraram nas mais diversas instituições sociais, repassando mensagens, ideologias para as massas, através da educação, instrução, informação e cultura.
Adorno e Horkheimer desenvolveram o conceito que a educação é um processo que conduz a humanidade à emancipação e não à barbárie.
A Educação como processo formativo da consciência esclarecida e emancipada pela autorreflexão e a única maneira da humanidade não cometer os mesmos erros do passado.
A sociedade deve lembrar do passado para não cometer os mesmos erros cometidos pelo homem.O que foi monstruoso para a vida humana, o que não foi útil e bom para a formação humana, o que não propiciou ao homem uma vida plena, justa e digna, a partir dos princípios morais e éticos que regem a sociedade.
O que destruiu tanto a vida