Os materiais sólidos podem conter água quimicamente ligada ou água presente como contaminante oriundo da atmosfera ou da solução em que a substância se
Resumo As técnicas de aquecimento descritas mostram a forma correta da realização de tais experimentos como o aquecimento do béquer com o Bico de Bünsen, onde mostrou que a água ao ser aquecida estabiliza-se no ponto de ebulição em uma temperatura diferente dos 100ºC da água ao nível do mar. A queima do palito de madeira possibilita identificar onde se situa a chama mais quente do bico de Bunsen e como ela queima o palito de varias formas conforme o local onde se posiciona o palito. O aquecimento do tubo de ensaio possibilitou se identificar que a água aquece de forma acelerada e que se projeta para fora do tubo de ensaio se for aquecida pela base e não por toda a extensão do tubo. Ao se realizar a calcinação pode ser notado que a matéria se separa da água, torna-se um material de cor diferente ao ser aquecido, e que ao se adicionar água ela retorna ao seu estado inicial.
Introdução
(A seção "Introdução" deve contemplar: 1) Contextualização (clara indicação da importância, justificativa para a realização do ensaio, etc), 2) Objetivo, 3) Abordagem (meios/métodos empregados para atingir o objetivo) e 4) fundamentos em que se baseiam os meios/métodos adotados). É de extrema importância “amarrar” os conceitos apresentados com as referências bibliográficas consultadas.
Procedimento Experimental
Usos do Bico de Bünsen
Materiais
- 1 Bico de Bünsen
Método
- Fechar as janelas de ar do bico e abrir as válvulas de gás
- Ascender o bico de Bünsen (com fósforo ou isqueiro) e observar a chama amarela
- Abrir aos poucos as janelas de entrada de ar e observar a mudança na coloração da chama
Queima do Palito
Materiais
- 1 Bico de Bünsen
- 1 Palito de churrasco de madeira
Método
- Colocar o palito de churrasco