Asdfghjklç
Maria Helena Vieira da Silva
"Uma das mais importantes pintoras europeias da segunda metade do século XX"
Nasceu em Lisboa em 13 de Junho de 1908; morreu em Paris em 6 de Março de 1992.
Estabeleceu-se como pintora em Paris, onde conheceu o marido Arpad Szenes, e tornou-se uma das artistas abstractas mais celebradas na Europa do pós-guerra, com as suas originais composições geometrizadas. Após um período de exílio no Brasil durante a II Guerra Mundial, foi-lhe concedida a naturalidade francesa, país que a acolheu para o resto da vida e onde obteve os maiores galardões artísticos nacionais. Mais tarde a artista viveu e trabalhou em Paris, no número 34 da rua de l'Abbé Carton, no XIV bairro da cidade.
O seu percurso ficaria ainda associado a encomendas importantes de arte pública, a trabalhos de cenografia, tapeçaria, vitral e ilustração.
O conjunto da obra foi objecto de repetidas retrospectivas e encontra-se exposto pelo mundo inteiro. Em 1960 o Governo Francês atribui-lhe uma primeira condecoração, em 1966 é a primeira mulher a receber o Grand Prix National des Arts e em 1979 torna-se cavaleira da Legião de Honra francesa.
Para honrar a memória do casal de pintores, foi fundada em Portugal a Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva, sediada em Lisboa e Escola Vieira Da Silva em Carnaxide.
A obra Saint-Fargeau
A obra Saint-Fargeau (1965), foi vendida num leilão em Paris por 1,3 milhões de euros em 22 de Outubro de 2011, o valor mais alto para um quadro de um artista português. A pintura fazia parte de um conjunto de obras da colecção privada do coleccionador Jorge de Brito (1927-2006) que foram levadas a hasta em Paris, pela leiloeira Taja.
Obras da artista
Ilustração [ 1 ] - Bibliothéque en Feu Ilustração [ 2 ] – A partida de xadrez
Ilustração [ 3 ] – As bandeiras Vermelhas
Ilustração [ 4 ] – O quarto