Os mamutes
O Cenozóico foi a Era geológica que precedeu o Mesozóico e que se iniciou há cerca de 65 milhões atrás. A extinção K-P foi o culminar da Era Mesozóica e, por conseguinte, o Cenozóico foi caracterizado por uma panóplia de diferentes seres, nomeadamente mamíferos. Esta Era divide-se em Paleocénico, Eocénico, Oligocénico, Miocénico, Pliocénico, Pleistocénico e Holocénico. O princípio da Era Cenozoica marca o início do capítulo mais recente da História da Terra. O nome desta Era provém do grego – “Ceno – recente” e “zoico – vida”. Durante esta Era houve contínuos arranjos tectónicos até que as grandes massas continentais se dispuseram na sua forma que hoje conhecemos. Este foi um período marcado por intensa actividade vulcânica e formaram-se alguns dos grandes maciços montanhosos do mundo, como os Andes, os Alpes e os Himalaias.
Os Mamutes
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Proboscidea
Família: Elephantidae
Génereo: Mammuthus
Os Mamutes são animais pertencentes ao género Mammuthus e surgiram na época do Pliocénico, há 4,8 Ma. De facto, estes animais coexistiram com o Homem na altura do Paleolítico, consistindo uma importante fonte de sustento. O Homem primitivo capturava este animal para obter alimento, criar vestes, fabricar instrumentos de caça e construir casas. A palavra mamute provém da palavra russa “Mamont”, que significa “Earth Horn” – Chifre da Terra.
O mamute é um animal extinto que pertence à família Elephantidae, que se incluí na dos Proboscídeos. Tal como os elefantes, estes eram animais de grande porte e apresentavam tromba e presas de marfim encurvadas, que podiam atingir os cinco metros de comprimento. Estes seres habitavam comummente habitats mais gélidos e, portanto, tinham o corpo revestido de espessos pêlos. Não obstante, também havia mamutes que habitavam zonas com climas mais temperados. Os mamutes viveram na actual região da Europa, da América do Norte e da Ásia. Estes