Os maias
No âmbito da disciplina de Filosofia foi proposta a realização de um trabalho sobre uma cultura à nossa escolha. Foi então que decidi realizar este trabalho sobre a cultura Maia, pois esta é uma cultura muito interessante e que me despertava alguma curiosidade.
Uma cultura é o conjunto de conhecimentos, crenças religiosas, arte, moral, direito, custumes, e todas as outras capacidades e hábitos que o homem adquire enquante membro de uma sociedade.
Numa vasta região da América, o povo Maia criou uma das mais brilhantes, poderosas e originais civilizações antigas da Mesoamérica.
Criadora de uma das formas culturais mais avançadas da história americana, a civilização Maia estendeu-se por um período de mais de três mil anos.
Era um povo pacífico, filosófico e sobretudo preocupado com o cálculo do tempo. Considerando a civilização Maia como um grupo cultural muito avançado, pode-se inferir que lograram um grande desenvolvimento em muitas áreas: astronomia, arquitectura, escultura, pintura, matemática, entre muitas outras. Este povo caracterizava-se pela sua grande inteligência e as suas obras de arte. Imagem 1 - Localização da civilização Maia - Peninsula de Iucatão (México)
Religião
A religião era o ‘centro’ das actividades maias, visto que todas elas de desenvolviam à volta dos rituais. Entre os rituais típicos mais havia abstinência, danças, coros, música, jejum, meditações, etc.
O povo maia acreditava na imortalidade da alma e por isso viam a morte com calma e naturalidade.
Para os maias, o Universo era habitado por forças sobrenaturais que se manifestavam na Natureza e no mundo animal e que cediam ao homem o necessário para sobreviver.
A cultura maia era “Politeista” e os principais Deuses eram: Hunak Ku (Deus Creador); Itzammá (filho de Hunab Ku); Chac (Deus da chuva e da Agricultura) e Ah Puch (deus da morte). Imagem 2 - Representação de um Deus Maia
Cálculo do Tempo
Os calendários desta civilização foram o centro da sua vida e o