Os Maias- Maria Eduarda da Maia
1. Tipo de personagem:
Maria Eduarda é uma personagem principal, pois a ação gira em torno de si e é modelada devido à sua forte personalidade.
!
Para além disso encarna a heroína romântica, perseguida pela vida e pelo destino, mas que acaba por encontrar, ainda que momentaneamente, a razão da sua vida, na paixão e no amor.
!
Vítima inocente do espírito aventureiro e do comportamento irresponsável da mãe e o facto de ter encontrado o amor e a felicidade nos braços de um irmão, cuja existência ignorava torna definitivamente esta personagem numa personagem de tragédia.
!
!
2. É filha de Pedro da Maia e Maria Monforte e neta de Afonso da Maia e Maria Eduarda Runa.
!
3. Caracterização Física:
Maria Eduarda é sempre apresentada ao leitor como uma “deusa transviada”, como um ser superior que se destaca no meio das mulheres lisboetas. É alta, loira, elegante, requintada, envolta numa aura de mistério, o que aumenta o seu poder de sedução e a sua sensualidade.
!
4.Caracterização psicológica:
É uma mulher sensata, equilibrada, doce e com um forte sentido de dignidade.
!
É uma mulher culta (o que a torna uma pessoa rica de psicologicamente, isto é não vive na ignorância), revela interesse pela literatura e pela música do seu tempo, pelas várias temáticas abordadas pelos amigos de Carlos e de uma forma discreta e sensata nas suas observações.
!
A sua dedicação à filha e os esforços feitos para conseguir cria-la sozinha e em condições adversas e a pressão exercida para que Carlos e Ega concretizem os seus projetos, tornamna numa mulher dedicada e empenhada.
!
Para além disso, demonstra compaixão pela preocupação demonstrada com a mãe e a ternura com que procura protegê-la em momentos difíceis, mesmo tendo consciência de quanto a vida irregular da mãe a prejudicou e condicionou a sua própria vida.
!
A dignidade com que enfrenta os momentos de crise no passado sem nunca se deixar tentar pela vida fácil