Administração
1- Explique a metodologia da PERT/COM exemplificando?
O mais tradicional conceito de gerenciamento de projetos, as redes de precedências PERT/CPM surgiram no final da década de 50. O COM surgiu em 1957 e o PERT surgiu em 1958.
Segundo Prado (1988) PERT/COM “é uma técnica que permite analisar aspectos de tempo, custos e recursos e baseia-se na representação do projeto por meio de uma rede, onde as atividades, representadas por flechas ou blocos, indicam as relações de correspondência entre os eventos importantes do projeto”.
“Dá-se o nome de redes PERT/CPM à representação gráfica de um programa, na qual se apresenta uma seqüência lógica do planejamento com as interdependências das atividades, tendo por fim alcançar um determinado objetivo”.
Para se elaborar uma Rede de Planejamento é necessário ter-se completo domínio sobre três fatores: relação das atividades, ordem de relacionamento dessas atividades e a duração de cada atividade.
A técnica PERT?CPM permite determinar até que ponto uma atividade depende da execução da outra. Pode oferecer ainda as conseqüências das falhas e determina as folgas existentes ou exigidas pelas diferentes atividades que compõem o projeto. Permitem também o acompanhamento da evolução das atividades que se relacionam entre si e demonstra de forma clara esta relação.
2- Explique a metodologia da corrente crítica exemplificando?
Corrente Crítica: é uma nova abordagem para Gerenciamento de Projetos, voltada para a administração de prazos e atividades, baseada na Teoria das Restrições. É um método simples, porém provoca uma profunda mudança de paradigma nas metodologias desenvolvidas até então.
As metodologias de Gerenciamento de Projetos,PERT/CPM e Corrente Crítica. A primeira, se justifica por ser a metodologia mais tradicional e a mais utilizada no Gerenciamento de Projetos. A Segunda, por