Os Maias 1
Episódios da vida romântica
2.3. O jantar em casa dos
Gouvarinhos
(págs 388-402)
Relação com a intriga principal
É a relação incestuosa entre Carlos da Maia e Maria
Eduarda. Que se desenvolve a par com a crónica de costumes, de maneira a “integrar” ambos na sociedade portuguesa. Relação entre o capítulo e a intriga principal: É a declaração de Carlos a Maria Eduarda, ou seja, a consumação do incesto (inconsciente).
Jantar do Hotel Central vs Jantar dos
Gouvarinhos
Personagens Intervenientes
A sua função na obra:
. João de Ega – Naturalismo e o Realismo;
. Condessa de Gouvarinho – Adultério e futilidade;
. Conde de Gouvarinho – Política (deputado);
. Sousa Neto – Administração Pública.
Carlos da Maia
Protagonista da obra, é filho de Pedro da Maia mas, após o suicídio do pai, vai viver com o avô que lhe proporciona uma educação à inglesa. Apesar de ter sido educado para ser capaz de enfrentar todas as contrariedades, a sua vida fracassou, devido a ter tido uma educação baseada apenas em valores físicos e espirituais. Mas também devido ao meio onde se instalou – uma sociedade parasita, ociosa, fútil e sem estímulos, e por outro lado devido a aspetos hereditários – a fraqueza e cobardia do pai, o egoísmo, a futilidade e o espírito boémio da mãe.
João da Ega
É o grande companheiro e confidente de Carlos da Maia. É o responsável pela apresentação de Carlos à sociedade lisboeta (através do jantar que organiza no Hotel Central) e tem, também, um papel fundamental na intriga principal, visto que é ele a que Guimarães entrega o cofre com a verdade. Tal como Carlos, é um dândi e um diletante, sendo, no entanto, muito mais exuberante e excêntrico.
Desenvolve uma paixão avassaladora com Raquel Cohen, que termina com a sua expulsão de casa da amante, pelo seu marido.
Conde de Gouvarinho
É ministro e par do Reino, personagem-tipo que representa o político incompetente. Casou com a filha de um comerciante rico do Porto, aliando o seu título ao dinheiro dela,