Os jogos infantis e educativos
Este relatório da Educação lúdica esclarece à importância do ensino e aprendizagem dos alunos, com os jogos infantis realizados nas escolas.
A brincadeira e o jogo são essenciais na vida das crianças, as brincadeiras lúdicas constituem na expressão e condição para o desenvolvimento juvenil, já que os alunos quando jogam assimilam e podem transformar a realidade.
Entendemos que os jogos lúdicos são atividades intelectuais na prática educativa.
Reconstruir as brincadeiras:
Cabra-cega. Estimulo: Atenção, noção de espaço, agilidade. Como brincar: Um aluno estará com os olhos vendados no meio da roda, será a cabra-cega que tentará pegar os participantes. Eles devem fugir da cabra caso ela for para mesma direção. A cabra-cega tem que capturar alguém da roda, o jogo além de alcançar as crianças, deverá adivinhar pela audição quem foi pego. E a brincadeira começa de novo. O local da brincadeira deve ter espaço e sem riscos, isso é importante para os alunos. Cabo de guerra. Estimulo: Cooperação, socialização, agilidade, e coordenação motora, resistência.
Como brincar: Dividir em dois grupos, procurando equilibrar em força e quantidade. Marcar no centro da corda com uma fita, posicionando sobre a corda a marcação no chão, que pode ser feita um grande traço. Com as crianças enfileiradas cada grupo deverá puxar a ponta da corda. A primeira equipe que consegui puxar até o traço no chão serão os vencedores.
Pular carniça. Estimulo: Resistência, equilíbrio, coordenação motora, expressão corporal, força. Como brincar: As crianças saltam sobre os outros, com o apoio das mãos sobre as costas dos participantes abaixados, selando as costas do colega. Forme uma fileira, menos um, deixando um bom espaço entre os alunos, quem estiver na fila fica curvado apoiando