Os grandes festivais
Nome: Victor Carlos da Mata Pereira
INTRODUÇÃO
Festival da Música Popular Brasileira foi uma série de programas transmitidos por algumas emissoras de televisão (TV Excelsior, TV Record, TV Rio, Rede Globo) entre os anos de 1965 a 1985. Esses festivais consolidaram a música popular brasileira, revelou grandes compositores e interpretes (Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Geraldo Vandré, entre outros) e deu o inicio a grandes movimentos que se tornaram parte da nossa história (Tropicalismo Musica de Protesto e Rock Brasileiro). Porém falaremos dos festivais de 65 a 68, que por sua vez foram os festivais de mais importância na história dos festivais.
DESCRIÇÃO
Os festivais foram transmitidos a várias regiões do país, atingindo grande audiência e sucesso, devido a grande participação do público, que se manifestavam, torciam de forma apaixonada por suas canções e intérpretes favoritos. As letras estabeleciam uma comunicação direta com os jovens, que respondiam com empolgação, como uma espécie de união pela liberdade.
Os festivais tornaram-se mania nacional!
Mas os grandes festivais foram além dos interesses comercias das TVs e do entretenimento, pois concretizou-se como cultura popular, principalmente pelo talento dos participantes. Os concorrentes poderiam ter sido esquecidos com o fim destes programas, mas não foi o que aconteceu.
Oficialmente o I Festival de Música Popular Brasileira que realmente foi transmitida por uma emissora de televisão, aconteceu em São Paulo através da TV Excelsior, em 1965, por intermédio do produtor Solano Ribeiro que queria aproveitar a grande onda da bossa nova que conquistavam cada vez mais a preferência do público brasileiro.
Em 1965, a TV Excelsior realizou o I Festival de Música Popular Brasileira no Guarujá, São Paulo.
Data: abril 1965
Classificação:
- 1º Lugar: Arrastão (Edu Lobo e Vinicius de Moraes) – intérprete: Elis Regina
- 2º Lugar: