A vitoria da burguesia
2. O narrador explica que durante três anos viveu uma experiência muito estranha. O que lhe acontecia? Explique a expressão “joguete de uma ilusão singular e diabólica”.
3. A opção de fugir do racional faz do Romantismo uma arte de extremos, por vezes maniqueísta, já que apresenta poderes opostos e incompatíveis. Como isso aparece em “A morta amorosa”.
4. O amor por Clarimonde é responsável pela alma torturada de Romuald. Localize, no primeiro parágrafo, passagens que explicitam a natureza da primeira reação a Clarimonde e no último, as que revelam a proporção alcançada pelo sentimento.
Respostas: 1. O autor inicia a narrativa dirigindo-se a um leitor imaginário, como se respondesse a uma questão. Além de abrir contato com o leitor ,essa estratégia atribui veracidade a uma história de teor fantástico.
2. Romuald sentia-se como um brinquedo conduzido por alguém que se divertia. Durante o dia vivia como padre, à noite, era um jovem nobre e mundano. Romuald chegou a se questionar sobre qual seria a sua existência real.
3. Contrapõem-se dois mundos: de um lado, a existência religiosa. De outro, um mundo demoníaco, repleto de atrações mundanas. Os dois mundos fundem-se na alma aflita de Romuald.
4. No primeiro, a reação de Romuald a Clarimonde, descrita como "um só olhar cheio de condescendência”, revela tolerância, revestida de pudor; no último , “amei como ninguém no mundo amou”, “amor insensato e furioso”, “violento”, “coração explodir”, mostram a intensidade e a inevitabilidade do amor.
Percebemos que no texto romântico, há a criação de um mundo irreal, em que não há freios para imaginação. Essa é uma das formas da evasão romântica e responde ao intuito de rechaçar a civilização burguesa e seu