Os fenómenos ambientais tendem a aumentar a sua intensidade
Principais aspectos do meio ambiente
Poluição atmosférica, poluição sonora, poluição hídrica, deflorestação e desmatamento e erosão pluvial e fluvial. São estas as formas que se podem citar na província embora com menor ou maior impacto.
As queimadas são um factor bastante importante a abordar porque estão na origem de muitos fenómenos ambientais. Elas são uma prática comum no meio rural sobretudo na agricultura itinerante e caça tradicional.
Poluição atmosférica, ocorre em menor escala, o caso mais notável ocorre na Vila de Moatize no bairro da Liberdade. Caracteriza-se principalmente pela emissão ou propagação no espaço do pó de carvão mineral a partir da triagem das minas de Moatize.
Na cidade de Tete, tem-se verificado por vezes através da emissão do fumo negro de veículos motorizados e prevê-se uma outra fonte com a instalação de uma nova fábrica de cimento na zona leste desta urbe.
Poluição Sonora, caracteriza-se pela proliferação da indústria moageira nos subúrbios ou bairros periféricos da cidade e o número destas tende a aumentar consideravelmente. Neste momento esta poluição não tem maior impacto, pensa-se que é um mal que deve ser reflectido a nível da cidade.
Uma outra e a mais importante é a proliferação das barracas por todos os pontos que da Província em geral como da Cidade de Tete e das principais Vilas em particular. Funcionam normalmente sem nenhum horário e com volumes dos aparelhos sonoros muito altos.
Poluição Hídrica, o rio Zambeze, é um