Respostas
B) Difusão: é o processo de passagem do soluto de um meio de maior concentração para um meio de menor concentração, até os dois meios ficarem em equilíbrio este processo é lento e depende do gradiente de concentração.
C) Cavitação: é a entrada de bolhas de ar no xilema, assim dificultando o transporte do mesmo, logo, a planta usa de mecanismos de desvio da agua para os tracóides ou vasos adjacentes, assim as bolhas de ar são eliminados pela pressão radicular que e exercida durante a noite ou novos vasos substituem os vasos obstruídos.
D) Cutícula: Ela cobre a superfície exposta da planta serve como uma barreira efetiva para evitar a perda de água e, assim, protege a planta da dessecação.
E) Endoderme: São as conhecidas células de passagem, pois atuam na escolha e no transporte dos sais, controlando também a quantidade de agua que entra no xilema. Esta entrada só ocorre quando a quantidade de agua dentro das células da endoderme cai, só assim as células do cortes da raiz permite a entrada de agua para dentro das células do xilema.
F) Estômato: São estruturas epidérmicas encontradas principalmente em folhas e em números variados. É constituída por duas células guardas e um ostíolo (Abertura) é por este mecanismo que a planta faz comunicação com o meio externo. São capazes de realizar fotossíntese e fixar carbono.
G) Poro estomático:
H) Superfície porosa:
I) Fluxo de massa: É um processo de movimento da agua que é dependente do gradiente de pressão. Este movimento é o