Desastres Naturais
Uma Catástrofe Natural é um fenômeno da Natureza, que frequentemente provoca uma grande destruição material, perdas de vidas humanas e alterações na superfície terrestre.
A maior parte das catástrofes naturais está associada a condições atmosféricas específicas, contudo, a dinâmica interna da terra possui também grande influência.
Hoje em dia, a frequência deste tipo de fenômenos é cada vez maior, devendo-se este fato às alterações climáticas provocadas pelo ser Humano, isto é, atividades humanas não planeadas em conjunção com fatores naturais, como precipitações anormais, natureza dos solos, avalanches.
As alterações climáticas fazem prever um aumento da frequência da magnitude das catástrofes ambientais, em grande parte devido ao aquecimento global provocado pela emissão dos gases de efeito de estufa.
A extensão dos danos nas propriedades ou o número de vítimas que resulta de um desastre natural depende da capacidade de a população resistir ao desastre e da intensidade do mesmo.
As catástrofes naturais têm vindo a assolar o nosso planeta nos últimos anos:
Furacões, Tornados, Sismos, Cheias, Secas, Erupções Vulcânicas, Tsunamis, entre outros.
As consequências de uma catástrofe natural vão desde danos materiais até à morte de pessoas e outros seres vivos.
Desastres Naturais
Hoje, muitos desastres naturais têm sido associados às mudanças climáticas. No Brasil, é a Defesa Civil quem classifica os desastres naturais.
Os desastres naturais atingem, majoritariamente, as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social, mas também podem causar transtornos a cidades inteiras.
No ano 2000, a ONU lançou a Estratégia Internacional para a Redução de Desastres, com o objetivo de construir comunidades resistentes a desastres promovendo o aumento na consciência das pessoas de que elas são componentes importantes para um desenvolvimento sustentável. Com isso, a Organização das Nações Unidas espera reduzir as perdas humanas,