Desastres naturais
Esta pesquisa tem como tema principal a vivência de profissionais que atuaram em desastres naturais, com o objetivo de investigar como estes profissionais que atenderam pessoas durante situações de desastres naturais compreendem o impacto desta atividade em suas vidas. Visto que os profissionais envolvidos nestes eventos estão expostos a situações de alto estresse, verificou-se a necessidade de desenvolver uma pesquisa que compreenda como estas experiências são sentidas e significadas por estes indivíduos.
No decorrer do trabalho de campo, buscou-se entender como é para os profissionais atuar diante de um desastre natural, uma vez que estas situações ocorrem de forma inesperada, como também saber como é o impacto desses desastres em suas vidas. A pesquisa também visou identificar as possíveis causas que provocam estes fenômenos e quais as formas de prevenção. Outro importante objetivo refere-se a como profissionais de Psicologia podem contribuir nestas situações.
A realização desta pesquisa justificou-se pelos altos índices de fenômenos naturais ocorridos e o impacto na sociedade. O número reduzido de material sobre este assunto, que é uma realidade no momento atual, despertou o interesse em desenvolver estudos sobre estes fenômenos.
É sabido que pesquisas científicas podem ser continuadas, trazendo novas respostas ao fenômeno estudado, como também novas formas de lidar com ele. Por este motivo, torna-se relevante no âmbito acadêmico a realização de novas pesquisas sobre o assunto, a fim de complementar estudos anteriores e levantar outros questionamentos sobre o tema abordado. Quanto à importância deste estudo para a sociedade, poderá contribuir no trabalho dos órgãos competentes e instituições envolvidas, como também trazer informações técnicas de forma prática para a população em geral. O conteúdo desta pesquisa poderá ser utilizado para o desenvolvimento de ações preventivas nas atividades dos profissionais acionados nestes eventos como