Meu livro, meu amigo
PÚBLICO ALVO: Alunos, professores e gestores
SITUAÇÕES PROBLEMAS
Após pesquisa com os envolvidos na utilização dos livros disponibilizados pelo PNLD, observa-se a resistência quanto a conservação e devolução dos livros utilizados. Tantos os livros didáticos, dicionários, livros de literatura, é importante ressaltar que a maioria das respostas convergem para a dificuldade em conscientizar os alunos de que o uso individual do livro não exime da responsabilidade em cuidar do material que será de propriedade coletiva. Portanto, mesmo que haja a distribuição adequada pelo MEC e a qualidade do material de alto nível escolhido é necessário tomar medidas para que estes livros sejam utilizados conforme a proposta do Programa. Diante destes problemas surgem indagações que precisam serem respondidas na prática cotidiana , de que como usar corretamente o livro, e de como ele poderá ter vida útil.É por esse meio que surge a oportunidade de conscientizar os alunos a cuidarem do livro didático e a sua correta utilização.
JUSTIFICATIVA
O PNDL prevê a durabilidade do livro didático por três anos. E o livro será repassado para uso durante o período do ano letivo, sendo que o aluno ou o responsável se obriguem a devolvê-lo no final do ano letivo.. Para que isto ocorra é necessário que a direção, a coordenação e o professor da escola desenvolva ações que estimulem a conservação do mesmo e conscientizem os alunos e os pais sobre o devolvimento do livro em bom estado de conservação.
Desenvolver ações que possibilitem a devolução do livro didático. Identificar os livros didáticos que não foram usados corretamente. Organizar uma equipe de alunos, pais e professores para restaurar pequenos danos. Mobilizar os alunos e conscientizá-los da necessidade de cuidar bem do livro didático. Delimitar o