Os estagios do desenvolvimento Cognitivo -afetivo
CAMPUS SOUSA
CURSO: LICENCIATURA EM QUÍMICA
DISCIPLINA:PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PROFESSORA: APARECIDA SOBREIRA
APARECIDA FRANCISCA DA SILVA
RELATÓRIO
Sousa – PB
2013
APARECIDA FRANCISCA DA SILVA
Relatório sobre os estágios do desenvolvimento cognitivo-afetivo
Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em Química do
Instituto Federal da ParaíbaCampus Sousa, como requisito parcial de avaliação da disciplina
Psicologia da Educação
Sousa- PB
2013
INTRODUÇÃO
Segundo Piaget (1991), a evolução do conhecimento é um processo contínuo, construído a partir da interação ativa do sujeito com o meio (físico e social). O desenvolvimento humano passa por estágios sucessivos de organização no campo do afeto, que vão sendo construídos em virtude da ação da criança e das oportunidades que o ambiente possibilita a mesma.
No funcionamento da inteligência humana existe um movimento constante do sujeito em busca de explicações, de tentativas de compreensão do que ocorre ao seu redor. E essa ação ( pensamento, sentimento ou movimento) do sujeito em seu meio é desencadeada por alguma necessidade, de âmbito intelectual, afetivo ou fisiológico. Aqui aparece uma
concepção de inteligência como fator não inato, e sim construído pela criança em seu mundo, composto por pessoas, objetos e sistemas de significação, próprios de cada ambiente cultural.
A inteligência é uma característica presente em todas as etapas do desenvolvimento, mesmo antes do advento da linguagem verbal (PIAGET e INHELDER, 2001). Mesmo com essa constância do ato inteligente em nossa vida, em cada momento do desenvolvimento aparecem interesses específicos e formas de explicação e compreensão peculiares ao nível intelectual em que o sujeito se encontra.
Os estágios de desenvolvimento de acordo com Piaget são: o sensório motor de ( 0 a 2 anos) pré- operatório de (2 a 6 anos) operatório concreto de (6 a 11