Os elementos constitutivos de um projeto de pesquisa
UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Disciplina: Pesquisa Qualitativa em Educação
Docente: Norma Vasconcelos
Discentes: Maria Goretti, Mariana Machado e Paula Cavalcante.
PROJETO DE PESQUISA
GARANHUNS
DEZEMBRO DE 2013
Os elementos constitutivos de um projeto de pesquisa
O que pesquisar?
Problema: Há atendimento pedagógico educacional para crianças e adolescentes do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP)?
Para que pesquisar?
Objetivo: observar se as crianças e/ou adolescentes tem de fato propostas de cunho educacional-escolar incluindo as suas experiências (hospitalar), contribuindo para a busca de sua recuperação.
Por que pesquisar?
Justificativa: quando a criança ou adolescente precisa manter-se afastado da escola por um longo período de tempo e por motivos hospitalares acaba por comprometer seu aprendizado e através da pedagogia hospitalar o paciente da continuidade nos estudos. A Constituição Federal afirma que a educação é direito de todos, verificar se os hospitais fornecem tal atendimento faz-se necessário para que haja evolução na área ou que seja implementada caso não seja ofertada.
Como pesquisar?
Metodologia: a pesquisa será feita através da observação participativa, segundo André (1995), registros fotográficos e entrevista com o(s) sujeito(s) da pesquisa.
Por quanto tempo pesquisar?
Cronograma: a pesquisa deverá ser realizada no mês de janeiro, no IMIP, durante uma visita de aproximadamente 3 horas.
Com que recursos?
Orçamento: o transporte será disponibilizado pela instituição de ensino, desta forma não haverá disponibilização de recursos para tal pesquisa.
A partir de quais fontes?
Referências: nossa fundamentação teórica se baseia no livro “Pesquisa social” de Minayo, que fala sobre a pesquisa, seus tipos, abordagens, metodologia e etc. Outros textos que dão suporte para tal