Os efeitos da radiação do sol
Eixo: Saúde e melhoria da qualidade de vida
Tempo estimado das aulas: 3 aulas
Objetivos Gerais
Conscientizar as crianças da importância que devemos ter quanto a exposição da pele ao sol e entender os problemas do excesso de radiação emitido pelo sol na qual pode causar o câncer de pele, as queimaduras, a insolação, e outros. Identificaremos, também, as alternativas para prevenir as crianças desses problemas.
Objetivos Específicos
• Identificar o fenômeno da absorção de calor como dependente da cor do objeto;
• Reconhecer que o sol é o principal emissor de radiação térmica;
• Perceber os perigos causados na pele com a exposição ao sol e alternativas para previni-los;
• Entender os diferentes cuidados adequados quanto ao sol;
• Diferenciar os diferentes tipos de filtro solar e quais são indicados para cada tipo de pele.
Metodologia
1ª Etapa – Introdução do Conteúdo
Conversar com os alunos sobre o sol, os seus raios ultravioletas e sua radiação com base em um texto onde serão respondidas algumas perguntas a partir da análise e compeensão do texto e do rótulo de um protetor solar: “O que significa a sigla FPS?” e “O que significam os valores numéricos com as siglas?”
2ª Etapa – Experimento
Dividir os alunos em grupos pequenos. Cada grupo deve trazer duas garrafas, ambas de vidro ou de plástico transparente com tamanhos e formas iguais. Oriente para que uma seja pintada de preto, usando tinta. A outra fica como está, transparente. Enxer as duas garrafas com a mesma quantidade de água.
Colocar as duas garrafas sob o sol e deixá-las por, pelo menos, uma hora. Utilizando um termômetro com escala de 0o C a 100o C, meça a temperatura da água em cada garrafa e anote em um papel.
Após a observação dos dados no quadro, peça aos alunos que emitam suas conclusões sobre o fenômeno. Coloque questões como: “Por que corpos negros absorvem mais energia térmica do que corpos brancos ou de cor mais clara? Quais