Apresentação - ética nas operações de manutenção da paz
Tema: A ÉTICA NAS OPERAÇÕES DE MANUTENÇÃO DA PAZ
SUMÁRIO:
• A ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU);
Abordar: Criação / Finalidade / Conselho de Segurança
Citar a importancia do trabalho da organização nas questões de paz e segurança internacional.
• O QUE É UMA MISSÃO DE PAZ;
Abordar: Conceito / Tipos de Missão
Conceito: são missões que objetivavam prevenir crises humanitárias e conflitos entre Estados ou estabilizar aqueles já em andamento através do emprego de forças multinacionais compostas por civis e/ou militares.
Carta da ONU o aparato que fundamenta juridicamente as missões de paz está previsto em seus Capítulos VI e VII. O primeiro prescreve os meios pacíficos para a solução de controvérsias, através da negociação, mediação, conciliação e/ou arbitragem. O segundo abre a possibilidade do uso da força na aplicação de medidas para a resolução de conflitos que se tornaram de fato uma ameaça à paz e segurança internacional.
A ONU esforça-se para não repetir os erros do passado, repensando a adequação jurídica, doutrinária e técnica das operações de paz.
• MINUSTAH;
Abordar: O País (Localização – História - Demografia – Politica – Sociedade) / Miséria + Pobresa + Segregação Social.
Segregação - Forma de dissociação que se realiza quando unidades similares, obedecendo ao mesmo impulso, se concentram, distanciando-se, ao mesmo tempo, de outras unidades consideradas diferentes ou divergentes. Fatores de segregação: raça, riqueza, educação, religião, profissão, nacionalidade. elevação do conjunto da hierarquia socioespacial. Cresce a distância social entre os dois extremos da estrutura socioespacial, em razão do movimento de reforço muito maior do peso das categorias superiores nos espaços burgueses que nos espaços populares. práticas de auto-segregação das elites.
Formas de segregação: políticas, humanitárias, econômicas, sociais e raciais.
• A ÉTICA E A RESPONSABILIDADE SOCIAL NO