Radiação solar e Efeito estufa
Professor: Leandro Carreira 9º ano
Disciplina: Física
Radiação Solar
Radiação solar
Emissão de energia sob a forma de ondas eletromagnéticas que se propagam à velocidade da luz.
Ondas eletromagnéticas
É uma combinação de um campo elétrico e um campo magnético. Esses campos se propagam numa mesma direção, porém em planos perpendiculares. Uma variação no campo magnético induz um campo elétrico e vice-versa. O campo elétrico é gerado pelo campo magnético, que, por sua vez, é gerado pelo campo elétrico. A onda eletromagnética é que transporta a energia. Toda onda eletromagnética se propaga, no vácuo, com a velocidade da luz.
A transferência da energia gerada pelo sol ocorre por radiação. Por isso, esta energia é chamada radiação solar. Ela se propaga no espaço em todas as direções através de ondas eletromagnéticas, por meio de vibrações em diferentes comprimentos de onda. Conforme a “Lei de Wien", o comprimento de onda dominante de uma emissão é inversamente proporcional à sua temperatura absoluta, Assim, o sol, corpo considerado quente, emite predominantemente em ondas curtas e a terra, corpo considerado frio, em ondas longas.
O sol emite radiação praticamente em todos os comprimentos de onda,
A energia solar, ao penetrar na atmosfera, é parcialmente absorvida por constituintes do ar (O3, CO2, vapor d’água etc.) sofrendo uma diminuição. A energia solar absorvida pela superfície da Terra provoca seu aquecimento. A superfície aquecida passa a irradiar calor, uma parte é absorvida por nuvens e por partículas impedidas e outra é devolvida à superfície, se constituindo no Efeito Estufa, que é intensificado com a poluição atmosférica e tende a tornar a Terra mais aquecida.
Radiação direta e Radiação difusa
A radiação solar incidente em um ponto da superfície da Terra pode vir diretamente do sol (radiação direta) ou decorrer