Radiação Solar - Geografia
Maiores planetas –
Júpiter e Saturno
O sol emite radiações de pequeno comprimento de onda, isto é de elevada frequência, devido à sua elevada temperatura (ronda os 6000ºC).
Ao conjunto das radiações solares simples dá-se o nome de espetro solar ou espetro eletromagnético, que é constituído por:
- Radiações visíveis – correspondem às cores do arco-íris;
- Radiações invisíveis – bandas do ultravioleta, dos raios X, dos raios gama, do infravermelho,, das ondas de rádio.
Constante solar – quantidade de energia recebida no topo da atmosfera. Metade da energia recebida no topo da atmosfera perdese até chegar à superfície terrestre, por absorção, reflexão e difusão.
Cerca de 47% da radiação solar atinge diretamente a superfície terrestre.
Ver informação do livro pag. 111
Absorção – energia retida pela camada de ozono e pelo vapor de água e dióxido de carbono.
Reflexão – energia refletida pelo topo das nuvens e pela superfície terrestre, atinge os valores máximos nas áreas cobertas de gelo. Corresponde ao albedo.
Difusão – a existência de gases e partículas na atmosfera provoca a dispersão da energia solar. Parte dessa energia pode atingir a superfície terrestre – radiação difusa.
Radiação global – radiação total que chega à superfície da terra é constituída pela radiação direta e pela radiação difusa.
Radiação direta – quantidade de energia recebida por unidade de superfície terrestre, sob a forma de ondas eletromagnéticas.
Radiação difusa - radiação solar que alcança a Terra após ter sido dispersada de raios solares diretos por moléculas em suspensão na atmosfera.
Albedo - é a proporção da energia solar refletida por uma superfície em relação ao total de energia nele incidente. Expressase em percentagem ou sob a forma decimal.
Varia de