filosofo
TEIA DE FATORES
O século 21 nos trouxe grandes desafios. Primeiramente, tornou-se fundamental entender o que está acontecendo com o clima em escala planetária, provocando mudanças cada vez mais perceptíveis – e preocupantes – nos diversos pontos do planeta.
Em segundo lugar, a partir desse entendimento, impõe-se a tarefa de traçar estratégias de ação, em plano tanto global quanto local, com vistas a preservar a vida na Terra como a conhecemos.
Os alertas vêm de antes. Nas últimas décadas, não faltaram vozes para anunciar que mudanças profundas se aproxi- mavam. Mas levaria algum tempo para que as evidências de alterações no clima se tornassem visíveis a ponto de despertar interesse e preocupação em escala mundial.
O tempo de entender chegou. Por onde começar?
Esta é uma pergunta que demandará não uma, mas várias respostas. A maioria delas surgirá de nossa compreensão do funcionamento do clima na Terra a partir das relações entre os diversos fatores que o determinam. Este capítulo se pro- põe a iniciar nosso estudo focando a atenção no espaço onde esses elementos interagem e determinam os rumos do clima: a atmosfera terrestre.
A atmosfera é fundamental para a vida na Terra. As razões vão muito além do fato de ela conter o ar que respiramos. A atmosfera é um imenso fluido com partículas que envolvem e protegem o planeta, assegurando que seus elementos sejam preservados nas condições naturais. Para que a água seja man- tida em estado líquido, por exemplo, é preciso que a atmosfera assegure temperatura e pressão ideais.
25
Fluido: gás ou líquido que assume qualquer forma sem esforço.
A atmosfera terrestre reúne condições ideais para filtrar a ra- diação nociva que vem do espaço. É ainda na atmosfera que se iniciam os processos que darão origem aos fenômenos climáticos. Para que estes ocorram, é preciso que fatores
distintos