A água no mundo
Raiz
Função: absorção de água e nutrientes e a fixação da planta no solo.
Tipos: Axial - Uma única raiz principal.
Fasciculada - Neste tipo de raiz não se observa uma raiz principal, e sim várias ramificações.
Tuberosa - A principal função das raízes tuberosas é o acúmulo de reservas da planta. Exemplo: beterraba, batata-doce.
Axial-tuberosa - reservas acumuladas no eixo principal. Exemplo: cenoura. Fasciculado-tuberosa - reservas acumuladas nas raízes secundárias. Exemplo: mandioca.
Aérea - Raiz Tubular: São raízes grandes, bem desenvolvidas, que conferem estabilidade para planta.
Caule
Função: A sua função é sustentar as folhas, flores, ramos e frutos, ligar às raízes e conduzir a seiva (água e sais minerais).
Tipos: Colmo - nesses caules é possível identificar nitidamente os nós e os entrenós. Há colmos cheios, como o caule da cana-de-açúcar, e colmos vazios, como o do bambu.
Haste - O caule tipo haste se caracteriza por ser mole e na maioria das vezes de cor verde. É muito comum encontrar esse tipo de caule em ervas como a couve.
Estipe - O caule do tipo estipe não possui nenhuma ramificação, apresentando somente um aglomerado de folhas em sua parte superior. Esse caule é típico de plantas como as palmeiras.
Bulbos - São formados por caules e folhas subterrâneos, como é o caso da cebola, que possui uma parte central, chamada prato, muito pequeno. Da parte inferior do prato partem as raízes e, da parte superior, saem folhas modificadas que possuem reservas nutritivas.
Tubérculos - são caules que possuem uma grande reserva de substâncias nutritivas e, por isso, são muito utilizados como alimentos. Um exemplo típico desse tipo de caule é a batatinha (Solanum tuberosum), também conhecida por batata-inglesa. Em sua superfície, é possível observar as gemas, popularmente conhecidas por "olhos". Essas gemas presentes nos tubérculos podem brotar facilmente e produzir novos caules e folhas.
Volúvel, ou trepador - fino e longo, cresce