Os direitos humanos e suas não práticas
A Teoria e a não Prática dos Direitos Humanos
Autor: Heron Miguez Gonzalez Gomes
Disciplina: Filosofia
Autor: Heron Miguez Gonzalez Gomes
Disciplina: Filosofia
Introdução A Declaração Universal dos Direitos Humanos é muito clara nos seguintes artigos:
Artigo VII Todos são iguais perante à lei e têm direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei. Todos têm direito a igual proteção contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação.
Artigo VIII Toda pessoa tem direito a receber dos tributos nacionais competentes remédio efetivo para atos que violem os direitos fundamentais que lhe sejam reconhecidos pela constituição ou pela lei. Será que estes artigos são respeitados no mundo todo? Tudo indica que não, todos os dias se vê cenas de desigualdade perante à lei, até em nosso país, políticos cometem crimes, roubando milhões e ficam sem candidatura por 8 anos, uma pessoa comum que comete o mesmo crime fica um tempo maior que este na cadeia. Essas desigualdades em geral serão o tema deste trabalho, um país desconhecido mas que ilustra muito bem desrespeitos aos dois artigos é o Senegal, localizado no continente africano.
Senegal
O Senegal é um país localizado no extremo oeste africano fronteiriço com países como
Guiné, Guiné-Bissau, Mali, Mauritânia e Gâmbia, que, particularmente, localiza-se dentro do país, além das ilhas de Cabo Verde a oeste. Sua geografia baseia-se em uma vegetação de Savana, clima desértico, alguns poucos rios, que representam 2,1% de seu território e um relevo com poucas elevações, em geral de planície. Uma curiosidade é que este á o país mais a oeste da África e o mais próximo do Brasil. Sua história é confusa e conturbada, começa 350000 anos atrás, quando chegaram os primeiros seres humanos. Já nos primeiros anos depois de Cristo existia o reino de Tekrour, que 10 séculos depois