OS DIFERENTES NÍVEIS DA COMPETITIVIDADE
OS DIFERENTES NÍVEIS
DA COMPETITIVIDADE
Este capítulo apresenta a competitividade como uma realidade que emerge da sinergia de três elementos. Juntos, produzem as condições que estimulam, suportam e estabelecem os contornos do processo competitivo.
São eles:
Competitividade Estrutural
Competitividade Empresarial
Competitividade Sistêmica
A articulação dos três níveis expressa o contexto complexo das forças que interagem externamente à empresa. Nenhum dos níveis pode ou deve ser compreendido como mais importante ou decisivo do que o outro. Na verdade, há uma lógica que inclui, nunca exclui ou privilegia um em detrimento dos demais.
A resultante da interação dos três níveis formata a Competitividade
Global. A partir das próximas páginas, você poderá perceber a importância de conhecer como os diferentes níveis da competitividade influenciam os negócios. Cada um será abordado com maior detalhamento.
28
OS DIFERENTES NÍVEIS DA COMPETITIVIDADE
4.1 Competitividade Estrutural
O nível Estrutural é onde a organização avalia a situação competitiva em relação ao segmento de atuação, dentro do conceito de cadeia produtiva e da região de abrangência.
4.1.1 O que é Competitividade Estrutural?
A competitividade de uma empresa não depende apenas das ações internas desempenhadas pela organização em si, ou dos aspectos sistêmicos, mas, também, da forma como ela se relaciona com as demais empresas e instituições atuantes na sua cadeia produtiva e na sua região de abrangência.
Assim, é importante compreender o conceito de cadeia produtiva.
Pode-se entender uma cadeia produtiva como o conjunto de transações comerciais e não-comerciais, entre empresas e instituições, com o fim de disponibilizar ao consumidor final um produto ou um serviço completo e finalizado. Na figura apresentada a seguir pode-se visualizar um exem-
COOPERAR PARA COMPETIR - O NOVO DESAFIO DA COMPETITIVIDADE
plo de uma ilustração da cadeia produtiva de móveis, onde todos os elos diretos e indiretos