O Que Petr Leo
Pois é, vivemos em um mundo veloz, e a cada dia requer mais combustível para continuar se movendo, e o petróleo acabou se tornando a mais importante fonte de energia do mundo. Um negócio que movimenta bilhões de dólares todos os anos, é a partir dele e de seus derivados que obtemos vários produtos úteis para nosso dia a dia. Mas, afinal, você sabe o que é petróleo?
Atualmente, o principal combustível usado nos meios de transporte motorizados, como carros, motos, aviões, navios. Ele dá origem ao gás de cozinha, perfumes e cosméticos, parafina, o asfalto das nossas estradas, isopor, borracha sintética, tintas, componentes eletrônicos, produtos químicos, fios de nylon, cordas para instrumentos musicais, entre muitos outros.
O petróleo é um hidrocarboneto, isso quer dizer que é formado por átomos de carbono e hidrogênio, que combinados formam a molécula do petróleo. Esta substância é gerada pelos restos de muitos seres vivos, que por alguma variação brusca de seu habitat, morreram em grande quantidade. Esses restos vão se depositando e formando uma camada de material orgânico. Depois de mais quarenta milhões de anos, pela ação de bactérias, microrganismos, alta pressão e temperaturas elevadas, este composto orgânico vira o petróleo, que fica guardado embaixo da terra até que alguém venha buscá-lo. Algumas vezes, ele aflora a superfície naturalmente, foi assim que os povos da antiguidade conheceram e utilizaram o mineral. No antigo Egito, o petróleo era conhecido como betume e era usado para o tratamento de objetos de madeira, moradias, templos, túmulos, pirâmides e múmias. Nas Américas, antes da chegada do homem branco, os Incas já o conheciam, e usavam para muitas aplicações, inclusive para guerra. Até bem pouco tempo, era usado como purgante, para tristeza de muitos meninos. Porém, foi na metade do século XIX que um americano chamado Edwin Drake construiu a primeira torre de perfuração de poços para extrair o petróleo de grandes profundidades. A