Os dez mandamento para uma boa aula
PLANEJAMENTO
Os dez mandamentos para uma boa aula
Planejar é preciso!
3 – Faça tudo outra vez (e mais outra).
O plano de ensino é um documento pronto, que serve de base para o planejamento. Já o planejamento é um processo. Ele deve ser sempre alterado de acordo com as necessidades da turma.
Caro Professor...
Valorize o que você tem, a pessoa que está ao seu lado, os amigos estão perto de você, o emprego que Deus lhe deu, o conhecimento que adquiriu, a sua saúde, enfim, tudo aquilo que nosso Deus nos proporciona diariamente para nosso crescimento espiritual.
Planejar é preciso
Fonte: Revista Nova Escola
10 – Escreva, escreva, escreva.
Uma boa idéia para analisar o que está dando certo em seu trabalho é comprar um caderno e anotar, no fim do dia tudo o que você fez em classe. Suas dúvidas e planos. Esse é um modo prático de atualizar o planejamento.
9 – Converse e peça ajuda.
Seu coordenador precisa ajudar você a planejar. Ele deve contribuir para que seu trabalho seja coerente com o projeto pedagógico da escola. Conversar com os colegas também é útil. Aproveite as reuniões.
7 – Pesquise em várias fontes.
Toda aula requer material de apoio. Reserve tempo para pesquisar. Busque informações em livros, jornais, revistas, CDs, na Internet ou em qualquer fonte ligada a seu plano de trabalho, sem preconceitos.
6 – Defina o que é mais importante.
“Dificilmente será possível trabalhar todos os conteúdos com toda a turma”, afirma Lorieri. Os critérios para estabelecer o que é mais importante ensinar devem ser fundamentados nas necessidades e nas dificuldades dos alunos.
5 – Coloque-se no lugar do estudante.
Quando pensar numa aula, tente se colocar no lugar do estudante. Você deve saber se os temas trabalhados em sala são importantes do ponto de vista do aluno.
4 – Estude muito para ensinar bem.
“Uma pessoa só pode ensinar aquilo que sabe”, sentencia Marcos