Os Deveres do Maçom
Ap.: M.: Gilmar de Moura Santos
Ao V.: M.: Leandro J. Rezende
Grande Oriente Do Brasil
Grande Oriente Santa Catarina
Aug.: R.: L.: S.: Guardiões Da Virtude, nº 4198
28-04-2014
RESUMO
As necessidades de um indivíduo se estabelecem pelo seu desejo de inserção em determinada condição junto à sociedade existindo esta em função da jornada percorrida no próprio caminhar deste indivíduo, e seus ideais futuros, o que sempre será uma escolha pessoal. Escolhas são livres, mas delas surgem responsabilidades inseparáveis, que determinam critérios necessários para cada decisão ou conduta consoante a jornada escolhida. Em sua jornada terrena o ser humano, de uma forma ou de outra, assume compromissos intrínsecos, que passam a existir a cada escolha, decisão tomada ou conduta adotada.
Palavras-chave: jornada - responsabilidade – conduta - compromisso
INTRODUÇÃO
Existem requisitos e pré-requisitos, para que um indivíduo possa ingressar e se manter em uma jornada, determinantes para o sucesso ou fracasso na caminhada, constituídos de compromissos e responsabilidades, que determinam os deveres inerentes à jornada escolhida.
Sendo o dever um ato, ou curso de ação, exigido de alguém em determinada posição, costume social, direito ou religião, é um dos requisitos fundamentais para que um indivíduo se mantenha relacionado à jornada escolhida; por outro lado, uma vez que não exista mais de um personagem em determinado ato, não haverá relação e, portanto, não haverá compromisso, mas sim a vontade que determina o caminho a seguir. Desta forma o dever não se confunde com o querer, pois é sim uma necessidade inalienável imposta quando se estabelece uma relação.
Dever representa obrigação moral, para com algo ou alguém em determinada área das relações interpessoais, incluindo compromissos estabelecidos em função de normas e/ou costumes fundamentais, indispensáveis à existência de determinada sociedade.
Todos vivem em sociedade,