Doutrina Maçon
1 - DEFINIÇÃO DE DOUTRINA
Doutrina significa ensinar, indicar, apontar alguma coisa, instruir educar.
No sentido etimológico, doutrina é o ensino, é a educação, é a cultura ou sistema de conduta.
Segundo Aurélio Buarque de Holanda, “Doutrina é o conjunto de princípios que servem de base a um sistema Religioso, Político, Filosófico, Científico, etc”.
Na Filosofia, tomou o sentido do conjunto de Dogmas ou dos princípios nos quais se baseia uma crença religiosa ou um sistema filosófico, ou política, etc.
Ressaltamos que, “Dogma” significa em Filosofia “opinião explicitamente formulada como verdadeira”, isto é, ponto fundamental e indiscutível numa doutrina. Revelando-se aqui, característica “autoritária”. Como a Maçonaria não professa nem impõe Dogmas Maçônicos, visto que ela não se proclama depositária de nenhuma Revelação, pois que, ela só tem Princípios, “ Não condena o pensamento dogmático em si, deixando a cada Maçom o direito de ser dogmatista. Entretanto, devemos como Maçons todo o cuidado com o “ser dogmatista”, que significa: partidário do dogmatismo; pessoa de idéias autoritárias; intolerante.
Finalmente, Doutrina é o conjunto de teses e noções que constituem um sistema Religioso, Filosófico, Político, ou de qualquer ramo do conhecimento humano, que se pretende divulgar; é aquilo que é objeto de ensino, de instrução.
2 - CONTEÚDO DA DOUTRINA MAÇÔNICA
A Maçonaria é depositária de Doutrinas Morais, Religiosos e Filosóficas, originárias de uma tradição multissecular, contidas nos antigos documentos dos Maçons Operativos medievais e nas constituições de Anderson. Como estes documentos destinavam-se a incultos operários medievais, as doutrinas por sua vez, são muito simples.
2.1 - AS DOUTRINAS MORAIS Têm como base a Fraternidade, os ensinamentos de bondade e os deveres do Maçom para com o seu próximo. Seus ensinamentos são transmitidos através de símbolos, cujas interpretações sempre estarão ao nível