Os desafios da Indisciplina em Sala de Aula e na Escola
Ao abordar sobe a indisciplina na sala de aula e na escola, é possível identificar diversos fatores que desencadeiam nesta vertente, posto que muitas situações de rebeldia e indisciplina na sala e na própria escola, estão intrínseca e extrinsecamente, ligadas a desestrutura familiar, influencias negativas de grupos, outras ao submundo do crime, e, da própria escola, nas práticas pedagógicas engessadas, na falta de preparo do próprio professor, nos recursos pedagógicos ultrapassados que a escola oferece e outras a ação docente.
As razões que se referem a família, estão relacionadas ao desemprego, a baixa ou a falta do poder aquisitivo, as condições de moradia, ao perfil social da comunidade em que se inserem, as influencias de amizades, as condições subhumanas ligadas ao submundo do crime, do tráfico de drogas, da prostituição e as privações que estes alunos estão expostos. A escola por ser um espaço social e aberta a todos, absorve, vivencia e muito contribui a indisciplina no cotidiano escolar.
Ao reverenciar a escola e o professor como contribuintes para as ações de indisciplinas e violência, parece ser uma afirmação leviana, mas quando se trata deste segmento. Em suas dependências é possível encontrar material didático desatualizado, recursos tecnológicos obsoletos, inativos, professores desmotivados, insatisfeitos, mal remunerado, aulas sem planejamento, falta de infra estrutura física e recursos humanos, espaços inadequados, salas superlotadas, moveis e utensílios danificados, e inadequadas, distorção idade/serie/ano, alunos repetentes, evasão escolar, reprovações, preconceito de: cor, raça, credo, opção sexual, e alimentação inadequada. A escola é uma vertente imensurável, para a questão da indisciplina e da violência, da violação dos direitos dos alunos, é um espaço de segregação discriminação e muito preconceito, com raras exceções. E se o aluno não aprende o professor é