biologia embriologia
GRADUAÇÃO EaD
“Embriologia e historiologia'
Introdução
O Ovo aqui estudado pode ser entendido como o Óvulo, o qual além do núcleo com o material genético apresenta estruturas funcionais uma delas é o Vitelo, uma reserva nutritiva (com lipídeos, proteínas, vitaminas e sais). Existem quatro tipos de ovos, os Oligolécitos (pobres em vitelo, presente nos mamíferos), os Heterolécitos (razoavelmente providos de vitelo que não fica distribuído uniformemente, presente nos anfíbios), os Telolécitos (ricos em vitelo, presente nas aves) e os Centrolécitos (vitelo central, nos artrópodes), vide figura.
O processo de Clivagem se dá após a fecundação (união dos gametas – em que o Ovo dá origem ao Zigoto), trata-se da sequência de mitoses da Célula-Ovo até a fase chamada Blástula. A segmentação ou divisão em blastômeros é determinada pela quantidade de vitelo o qual pode dificultar a divisão completa do ovo quando presente em grandes quantidades.
Desenvolvimento
A seguir vemos a imagens das células de todos os ovos: Desenho do padrão da clivagem
Clivagem dos Oligolécitos procedem da seguinte maneira:
Clivagem dos Heterolécitos ou Mesolécitos procedem da seguinte forma:
Clivagem dos Telolécitos completos ou megalécitos forma-se da seguinte forma:
Por fim, a clivagem dos centrolécitos se da seguinte forma:
Conclusão:
Portanto, a célula-ovo tem estruturas normais das outras células, porem possui diferenciação de uma célula normal, como a presença do vitelo. Os óvulos são gametas femininos que serão classificados em função das diferentes quantidades de vitelo (reservas nutritivas) e das suas variadas formas de distribuição no interior do citoplasma. Essas duas características determinam aspectos diferentes no desenvolvimento embrionário. É importante lembra que os ovos apresentam dois polos: um chamado animal, onde o novo ser vivo se