Os Desafios Ambientais do Século XX
Aluno(s):
Nome: Rebeca Lemes Lucena
RA: 1310063
POLO
JAGUARÉ
Ano
2013
Os Desafios Ambientais do Século XX
Os maiores problemas ambientais que conhecemos atualmente foram, em sua totalidade, provocados principalmente pela ação do ser humano, que em busca do seu próprio conforto e obtenção de insumos e serviços para si sempre retirou da natureza a matéria-prima para os mais diversos tipos de bens utilizados atualmente.
À medida que a sociedade crescia e evoluía, o Homem foi se adaptando ao meio e o modificando com a finalidade de conseguir desfrutar de tudo o que ele lhe proporcionava.
Estas modificações se tornaram constantes e com maior intensidade após a Revolução Industrial. Se antes a forma de obtenção do dinheiro, era através da mineração de pedras preciosas e do ouro, do plantio, do cuidado com os animais (criação de gados para obtenção do alimento).
Após esse novo evento, a sociedade passou a modificar sua interação com a natureza (que antes era apenas para o consumo próprio familiar). Quer dizer, passou a se preocupar, além deste tipo de consumo, com algo novo: o "lucro". Este novo integrante fez com que se produzissem cada vez mais e mais, provocando na natureza consequências, que ao longo do prazo, seriam catastróficas.
No ano de 1972 houve uma Conferência das Nações Unidas, em Estocolmo sobre este tema. Nela foi debatida a questão sobre a preservação do meio-ambiente e as possíveis catástrofes que poderiam ocorrer se medidas extraordinárias não fossem tomadas. Desta forma surgiu o conceito de preservação, e a partir dele surgiram as bases para a educação ambiental e cuidado com o ecossistema, por exemplo.
Neste período (mais precisamente, em outubro de 1975) a UNESCO (órgão da ONU ligado a Educação, Ciência e Cultura) juntamente com a PNUMA (Programa das Nações Unidas