Os conceitos e a contribuição destes para a análise do Ciberespaço
Os conceitos e a contribuição destes para a análise do Ciberespaço.
Como foi possível perceber, os conceitos são de suma importância no percurso analítico. Trata-se de reconhecer que os conceitos iluminam a análise proposta. Em se tratando de Geografia do ciberespaço, os conceitos de espaço, tempo e técnica são fundamentais para que seja possível uma compreensão acerca do momento em que vivemos na atualidade. Espaço, como já indicamos, é um desses conceitos que trazem bastantes inquietações aos geógrafos, sobretudo em tempos de exacerbação dos processos globais. Contudo, não se trata de uma categoria de análise. Ele é um dos conceitos que não se deve deixar de tratar quando estamos falando de ciberespaço.
O Espaço é como aponta Roberto Lobato Correa (19995), um conceito-chave da Geografia; assim, é um conceito fundamental para entendermos a dinâmica da produção do ciberespaço, pois a geografia do ciberespaço é uma produção social e, portanto, humana, que tem de um lado a materialidade da infra-estrutura.
Técnica é um conceito que causa muitos equívocos, principalmente na atualidade, quando o avanço da tecnologia em todos os domínios da vida impõe uma verdadeira dependência tecnológica. Todavia, técnica é um modo de fazer (cozinhar, costurar, desenhar, entre outros) que, ao estar aliada à ciência e à informação, torna-se uma tecnologia.
Tempo é um conceito abstrato, medido pelo relógio na sociedade moderna; contudo, o que importa considerar são as transformações nas relações temporais e mesmo na percepção do tempo. Tais modificações ocorrem com o avanço da tecnologia que, ao ser utilizado pela sociedade, passa a impor transformações na sociedade. O uso de tecnologias, como internet, máquinas, etc., transformaram a percepção do tempo, que outrora era medido pela percepção, e hoje é medido com precisão.
Período técnico-cientíico-informacional é um termo cunhado por Milton Santos para explicar a condição humana na atualidade.