Os conceitos de Durkheim, Weber, Karl Marx
DICIPLINA: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
FICHAMENTO: TOMAZI, NELSON DACIO. INTRODUÇÃO DA SOCIOLOGIA.
SÃO PAULO: ATUAL 1997.
Os conceitos de Durkheim, Weber, Karl Marx, tentando compreender a sociedade de sua época elaboraram opiniões a respeito de fato social, ação social e classe social, numa relação entre indivíduo e
Pag.14-15
sociedade.
Algumas situações interessam à sociologia. Situações cujas causas não são encontradas na natureza ou na vontade individual, mas na sociedade, nos grupos sociais ou nas ações sociais que ás condicionam. A sociologia volta-se o tempo todo para os problemas que o homem enfrenta no dia-a-dia de sua vida em sociedade. Ela não se limita a repetir os ensinamentos do senso comum. Pretende ser um conhecimento científico sobre a realidade social e, visa estabelecer teorias bem como confrontá-las com a realidade.
Com o surgimento da sociologia o homem passa a ser visto,do ponto de vista sociológico a partir de sua inserção na sociedade e nos grupos sociais que a constituem. O objeto da sociologia é o conjunto de
Pag.16-18-19
relacionamentos que os homens estabelecem entre si na vida em sociedade – relações de cooperações conflitos interdependência, etc.
Émile Durkheim Para Émile Durkheim a sociedade é um conjunto de normas de ação, pensamento e sentimentos que não existem apenas nas consciência dos indivíduos, mas que são construída exteriormente. Exemplo ás leis. Os fatos sócias são as regras e normas coletivas que orientam a vida dos indivíduos em sociedade, eles podem ser exteriores e coercitivos. Ele enfatiza a posição de neutralidade e objetividade que o pesquisador deve ter em relação a sociedade.
Pag. 20-21
Weber
Para Weber a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais reciprocamente referidas. Por isso define como objeto da sociologia da ação social.
Só existe ação social quando o indivíduo tenta restabelecer algum tipo de comunicação, a partir de