Os ciclos da evolução humana por meio das Leis Universais
Deus, ao plasmar a imagem do homem, segundo a Logosofia, determinou-lhe o cumprimento de todos os ciclos de evolução por meio das leis supremas. Para isto, o Criador concedeu-lhe a prerrogativa de conhecer a sua vontade plasmada nessas leis. Ao tomar consciência dessa grande prerrogativa, o homem poderá reger sua vida como ser físico e imortalizá-la como ser espiritual.
Quando começamos a compreender e sentir o grande objetivo da vida, passamos à dedicação de mais tempo aos aspectos transcendentes, com o objetivo de superar-nos, evoluir conscientemente e nos constituir em verdadeiros servidores da humanidade. Para isso, é necessária uma grande consagração e a criação inteligente de energias internas, capazes de ajudar-nos a vencer tudo quanto conspire contra os nossos elevados propósitos de bem e contra a firmeza de nossas determinações.
Precisamos adquirir o conhecimento dos pensamentos, para podermos entrar em contato com a nossa realidade interna e superar-nos. Para isto, é fundamental conhecê-los, identificá-los, classificá-los e selecioná-los. Essa tarefa exige um esforço inteligente, uma observação interna constante, porque os pensamentos negativos, muitas vezes, se apresentam com vestimentas do bem, o que dificulta a sua identificação. Eles devem ficar subordinados a nossa razão e atender ao que lhes determinamos, porque podem nos levar a fazer o que não queremos, e impedir-nos de fazer o que gostaríamos.
A falta de uma orientação segura com relação a esses aspectos tem levado o homem a se projetar para fora de si mesmo, e dessa forma, é praticamente impossível vincular-se com o próprio interno e tomar contato com a sua natureza superior ou espiritual. Por causa desse desvio sofre as consequências que tanto o deprimem e angustiam.
O ser humano, à medida que vai se superando e evoluindo, clama, internamente, por verdades que lhe saciem a sede do saber superior, para que possa criar, dentro de si,